Filosofia da biologia – Filosofía da biología

Filosofia da biologia – Filosofía da biología
Filosofia da biologia – Filosofía da biología
640 Downloads

O objetivo principal que perseguimos nesta segunda edição do livro Filosofia da biologia é o de colocá-lo à disposição de um público ainda mais amplo, após ter-se esgotado a primeira edição. Ele terá acesso livre na web. Além disso, os capítulos que foram escritos, originalmente, em espanhol também estão sendo publicados. Dessa forma, recuperamos, nesta edição, o projeto inicial para esta obra. As traduções desses capítulos para o português, que figuravam na primeira edição, estão agora na segunda parte do livro.

Desde a primeira edição, a área de filosofia da biologia avançou muito e novos problemas de pesquisa passaram a estar no foco dos filósofos e biólogos. Acreditamos, contudo, que apesar dos vários anos passados desde então, este livro pode continuar fornecendo uma introdução sólida e abrangente à filosofia da biologia e contribuir, desse modo, para a formação de estudantes nessa área, tanto na graduação como na pós-graduação, além de atender os interesses de um público não-acadêmico.

O livro mantém a sua característica distintiva: apoiar-se na pesquisa de qualidade realizada na América Latina. Os colaboradores de Filosofia da Biologia continuam desempenhando as suas atividades de pesquisa e de ensino em seus países, e muitos deles envolveram-se, desde então, com a criação da “Associação Ibero-Americana de Filosofia da Biologia” (AIFIBI), que melhorou ainda mais a institucionalização da área nos países de língua portuguesa e espanhola, incorporando o que vinha sendo feito no âmbito do “Grupo Bogotá de Pensamento Evolucionista”, a que fiz referência no prefácio à primeira edição.

Enquanto organizador do livro, quero agradecer aos colaboradores por terem dado o seu aval para publicarmos esta segunda edição em seu novo formato, continuando assim a contribuir para a pesquisa e ensino na área de filosofia da biologia com o seu conhecimento especializado nos vários tópicos aqui abordados.

As intervenções que fizemos nos textos da primeira edição foram mínimas pois não queríamos descaracterizá-la. Implementamos somente correções de caráter predominantemente formal. Os colaboradores foram, também, convidados a fazer menção às suas publicações posteriores nas quais desenvolveram as ideias expostas em seus capítulos. Não houve qualquer tentativa, entretanto, de fazer uma atualização ampla da bibliografia pertinente aos temas abordados nos vários capítulos, embora as publicações posteriores dos colaboradores possam oferecer, mesmo que indiretamente, uma atualização parcial. Esta nova edição não teria sido possível sem o interesse que os Profs. Robinson Guitarrari e Alessandro Bandeira Duarte, do “Núcleo de Lógica e Filosofia da Ciência” da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (NULFIC/UFRRJ), manifestaram pelo livro em várias oportunidades. Eles me forneceram o incentivo indispensável para que me decidisse por essa segunda empreitada e se ofereceram, de modo extremamente
generoso, para hospedar a segunda edição de Filosofia da biologia na plataforma da Editora do PPGFIL-UFRRJ, além de se envolverem com entusiasmo no árduo trabalho de revisão, editoração e arte final. Os meus sinceros agradecimentos, extensivos a todos os que contribuíram, direta ou indiretamente, para esse projeto que resultou em duas edições de Filosofia da biologia.

Paulo C. Abrantes
Brasília, junho de 2018.